Parceiro do RJ apresenta família de morador que virou estátua no Alemão

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Estátua de Seu Ismael foi construída na Rua Joaquim de Queiroz, na Grota.
Morador criou escadas, calçadas e adaptou as redes de luz e água na favela.

Do RJTV



Moradores do Conjunto de Favelas do Alemão, na Penha, Zona Norte do Rio elegeram o Seu Ismael, um antigo morador da comunidade para homenageá-lo. O ilustre vizinho virou estátua. A imagem dele foi construída na Rua Joaquim de Queiroz, na Grota, um dos principais acessos da comunidade.
A dupla de Parceiro do RJ, Lana de Souza e Thiago Ventura, foi até o Alemão para descobrir quem foi o Seu Ismael, mais conhecido como o “Pai de Todos”.
Quando o Poder Público quase não se fazia presente no Alemão, eram os moradores que se reuniam para resolver os problemas da comunidade. Nesta época, um morador da Grota se destacava, o Seu Ismael.
Segundo os moradores, Seu Ismael construiu escadas, calçamentos, além de adaptar as instalações de luz e água no Alemão.
A irmã do homenageado, Júlia Ribeiro Gonçalves, conta que o irmão era uma espécie de “faz tudo”. “Ele era construtor, mas fazia de tudo. Por isso colocaram o apelido nele de Ismael Pai de Todos”, relembrou.
 
Ilustre morador
O amigo Joel da Silva também relembra com carinho do ilustre morador. “Seu Ismael não media esforços, nunca deixou de atender as pessoas, o dinheiro ele via depois, primeiro ele queria solucionar o problema.
A rede elétrica do Conjunto de Favelas do Alemão sempre foi muito problemática e quando algum contratempo ocorria era o Seu Ismael que resolvia. “Quando faltava luz, a Light não vinha resolver nosso problema. Ele fazia tudo a qualquer hora, a qualquer dia, trepava no poste e resolvia os negócios”, falou a irmã Júlia.
O trecho de uma rua, onde Ismael adaptou o cano para fazer a primeira redistribuição de água do Complexo do Alemão, foi reformado nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
“A biquinha que tinha na entrada não dava vazão. A gente passava a noite com as latas na fila, até porque era muita gente”, falou a outra irmã de Ismael, Luzia Ribeiro Félix.
 
Construção de escadas
Outra irmã de Ismael, Maria do Carmo de Oliveira, disse que a primeira escadaria no Conjunto de Favelas do Alemão foi construída com material doado pelo dono de uma pedreira e por moradores, que dividiram os custos da obra.
“Ele foi lá em Jacarepaguá e pediu ao português, dono das pedreiras, se ele dava uns caminhões com pedra. Ele deu e nós nos reunimos, compramos cimento, areia, e o Ismael e os amigos fizeram a escada, só que não deu para fazer até lá em cima, só um certo pedaço”, contou a irmã.
Outro amigo do Seu Ismael, Mário Cézar, lembrou como o morador ajudava a comunidade.
“O Ismael era uma pessoa que só servia para fazer favores para os outros. Se você tinha um problema particular, era só chamar o Ismael, que ele dava um jeito. Para ele, todo mundo era irmão. Se você quebrava uma torneira dentro de casa, batia na porta do Ismael, e ele estava lá pronto para te servir. Precisava fazer uma instalação de água, ele não media dificuldades. Foi uma pessoa que só fez bondade para a comunidade, pelo menos durante o tempo em que eu lhe conheci”, falou o morador.





 




Noticia tirada do site: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/parceiro-rj/noticia/2012/01/parceiro-do-rj-apresenta-familia-de-morador-que-virou-estatua-no-alemao.html

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Blog do Russel Noticias © 2011 | Designed by RumahDijual, in collaboration with Online Casino, Uncharted 3 and MW3 Forum
Tweetar